Aonde o Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos pode estagiar?

Sabemos que as desinformações andam lado a lado com a nossa querida graduação, não é mesmo? Por isso, vamos elencar algumas áreas aonde o graduando neste curso pode procurar por um estágio, contudo, antes disso, vamos entender alguns pontos relevantes.

Primeiro, entenda que essa graduação é nova, criada em 2017, por isso, a maioria dos empregadores não sabem da existência deste curso, muito menos o que a pessoa graduada neste sabe fazer, sendo assim, você precisa estar informado(a) e seguro(a) de suas habilidades. Sim, oras! Como você vai pedir um emprego ou estágio, se não sabe nem para o que o seu curso lhe prepara?
A graduação em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais lhe prepara para atuar na gestão de atividades jurídico-administrativas, cartoriais e de registro, sendo assim, você aprenderá na faculdade as rotinas administrativas, jurídicas e cartoriais.

Bem, estando ciente do que foi dito acima e, sabendo que você deterá conhecimentos ADMINISTRATIVOS, JURÍDICOS E CARTORIAIS, podemos usar a nossa imaginação com base na realidade das demandas de trabalho para buscarmos uma inserção em diversos ramos e profissões. Como alguns devem saber, essa graduação foi criada para atender às demandas de Cartórios (por isso do nome “cartoriais”), porém, não nos limitamos apenas a essa área, podemos ser úteis e estagiar em diversos ramos e, no artigo de hoje, eu irei demonstrar isso.
Vamos lá?

BANCOS PRIVADOS: Sabia que bancos como ITAÚ, BRADESCO, SANTANDER e NUBANK contratam pessoas para trabalhar em regime de CLT? Sem a necessidade de passar em concurso? Sim, é verdade. Nesses bancos, o graduado em SJN pode ser útil nos departamentos jurídicos, financeiros ou administrativos, trabalhando como auxiliar, técnico e assistente.

Bancos privados

EMPRESAS DE CONSÓRCIOS: Essas empresas são especializadas (como o nome mesmo diz) em vendas de consórcios, contudo, além dessas vendas, é necessário um corpo de profissionais que detenham conhecimentos jurídico-administrativos para auxiliar o corpo jurídico a analisar os contratos, as documentações, as propostas, e as demais demandas relacionadas a essa atividade, sendo o Gestor Jurídico e Notarial uma peça fundamental para integrar os quadros de funcionários dessa empresa.

Agências de consórcio

CORRETORA DE SEGUROS: Assim como as empresas de consórcios, as corretoras de seguro têm uma rotina bastante semelhante, por isso, ter um profissional graduado em SJN faz toda a diferença.

Corretoras de seguro

Matérias que podem lhe interessar:

IMOBILIÁRIAS: Aqui, os nossos conhecimentos são extremamente úteis. Podemos auxiliar na elaboração de contratos de compra e venda e locação; fazer edições de cláusulas ou termos aditivos; verificar e consultar registros e documentações de imóveis; resolver trâmites cartoriais e registrais; agir como mediador e árbitro extrajudicial para resolver conflitos entre locador e locatário, litígios em condomínios, entre várias outras atividades.

Imobiliárias

ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE: Imagine só, um contador tendo em seus quadros um profissional que poderá auxiliá-lo na elaboração de contratos e documentos, além da pesquisa e interpretação de leis trabalhistas, fiscais e empresariais? Seria bastante útil, não é?

Estão entendendo? Vocês precisam aprender a VENDER as suas habilidades, desse modo, o contratante conseguirá vislumbrar as vantagens em contratar um gestor jurídico e notarial.

Calma, tem mais!

Escritórios de Contabilidade

CONSTRUTORAS, FINANCEIRAS, DEPARTAMENTOS DE RH E DE COMPLIANCE: Todas essas empresas têm departamentos que necessitam de trâmites jurídico-administrativos, seja na elaboração ou análise de contratos e documentos; gestão de processos; apoio jurídico e etc. Mais um campo para explorarmos.

Construtoras

CÂMARAS LEGISLATIVAS, PREFEITURAS E SECRETARIAS: Cargos comissionados são cargos de confiança, por isso, não necessitam de concurso público, porém, não tem estabilidade. De toda sorte, muitas pessoas, por serem sérias e competentes, optam por ocupar estes cargos. Por aprendermos na faculdade as rotinas jurídicas e a estrutura do estado, nossas habilidades podem ser aproveitadas nestes órgãos citados.
Rotinas como: processos licitatórios; contratos administrativos; ofícios, memorandos; fiscalização e acompanhamento de processos, são atividades que podemos desempenhar.

Câmaras legislativas

FÓRUNS, TRIBUNAIS E PROCURADORIA: Nestes órgãos também contratam pessoas para trabalhar em regime de CLT, contudo, são um pouco mais complicados de adentrar. Em muitos casos, é necessário ter o famoso “QI” (Quem indica) para ser contemplado(a) à vaga.
Mesmo assim, recebo relatos frequentes de pessoas que estão estagiando nestes órgãos, um deles, eu tive o prazer de entrevistar e está estagiando na Procuradoria Geral do Município de São Paulo, o seu nome é Severino Monteiro e vocês podem estar conferindo a entrevista na íntegra por este link: https://youtu.be/7mSUdaxa0Ds

Tribunais

ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA E DEPARTAMENTOS JURÍDICOS: Podemos auxiliar nas atividades básicas de um escritório, analisando e elaborando documentos e contratos, petições iniciais, fazendo pesquisas e acompanhando processos, além de toda a parte administrativa e extrajudicial.

Escritórios de Advocacia

CARTÓRIOS DE NOTAS E REGISTROS: Como falei no começo do artigo, nosso curso foi criado para atender às demandas dos cartórios, e lá, podemos trabalhar como auxiliar cartorial fazendo registros, averbações, reconhecimento de firma, atendimento ao cliente e etc.

Cartórios de Notas e registros

Bom, chegamos ao final. Indiquei diversas áreas onde você poderá buscar por estágio, contudo, reforçando mais uma vez, você deverá – na maioria das vezes – explicar do que se trata este curso e quais são as suas habilidades.

Para todos os empresários e autoridades em que tive a oportunidade de falar sobre a graduação em Serviços Jurídicos, eles ficaram maravilhados. Somos profissionais extremamente úteis em qualquer empresa e detemos conhecimentos únicos que só são ensinados na graduação em Serviços Jurídicos e Notariais, por isso, trate de se preparar, erguer a sua cabeça, estufar o seu peito e seguir em frente.

Publicado por Portal Paralegal

Somos a primeira – e maior – comunidade a gerar conteúdos sobre a profissão Paralegal no Brasil.

2 comentários em “Aonde o Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos pode estagiar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: